terça-feira, 30 de agosto de 2011

Lua Nova - Stephenie Meyer


Para Bella Swan, existe algo mais importante do que a própria vida: Edward Cullen. Porém, estar apaixonada por um vampiro é mais perigoso do que alguma vez ela poderia imaginar. Edward já salvou Bella das garras de um vampiro maléfico, mas agora, à medida que a sua destemida relação ameaça tudo o que se encontra por perto e todos os que lhes são queridos, eles apercebem-se de que os problemas podem estar apenas a começar...

"Eu sabia que ambos corríamos perigo de vida. Mesmo assim, naquele instante, senti-me bem. Completa. O coração batia aceleradamente e o sangue corria-me, quente e veloz, nas veias.
Os meus pulmões encheram-se do doce aroma que emanava da sua pele. Era como se nunca tivesse havido um buraco no meu peito.
Sentia-me óptima - não curada, mas como se nunca tivesse existido qualquer ferida."

"Senti-me como se estivesse aprisionada num daqueles pesadelos aterradores, nos quais temos que correr, correr até os pulmões rebentarem, mas não conseguimos fazer o nosso corpo deslocar-se com rapidez suficiente...
No entanto, não se tratava de sonho algum e, ao contrário do que acontecia naquele tipo de pesadelos, eu não fugia para salvar a minha vida; corria para salvar algo infinitamente mais precioso.
A minha própria vida pouca importância tinha naquele dia."

Notas da Autora
Stephenie Meyer diz que este é o segundo romance sobre vampiros escrito para jovens adultos. Foi originalmente publicado em 2006 tendo sido publicado em Portugal em 2007.
Segundo a autora, ao contrário do que aconteceu no primeiro romance, a imagem que ilustra a capa - uma tulipa - não tem significado especial para a história e ela não teve qualquer participação na escolha da referida imagem.
O título refere-se à fase lunar mais obscura, indicando que Lua Nova é a fase mais sombria da vida de Bella.





Opinião
Depois de "Crepúsculo", não deixei de ficar curiosa com o desenrolar da vida de Bella...
Apesar de Edward ter estado mais ausente em "Lua Nova", e a relação de ambos ter passado por uma fase menos positiva.
Mas o amor consegue vencer todos os obstáculos.
Neste livro surgiu a amizade com Jacob, de como se desenvolveu e as surpresas que esta personagem nos reservou.
Como não podia deixar de ser Bella não evitou em estar sempre metida em apuros!

Novamente um livro que nos trasnporta para a acção de uma forma impressionante e viciante!

domingo, 7 de agosto de 2011

Entre o Céu e a Montanha - Will North


Sinopse
Numa pousada ao pé da montanha encontramos Fiona Edwards, dona do estabelecimento que a todos os hóspedes faz sentir como casa. Fiona, uma mulher determinada, com 43 anos, vive a braços com a situação grave do seu marido, David, cuja doença o impede de morar com a esposa, sendo o único momento em que se encontram às horas das refeições. Fiona sabe bem qual é o seu destino e todos os dias se cumpre o ritual de assistência ao enfermo. Um dia, é porém surpreendida com a chegada de um forasteiro, Alec Hudson, de meia idade, simpático, afável e muito bem parecido. A atracção que subitamente os une é demasiado evidente e tornam-se companheiros um do outro. Alec tinha vindo com a missão de espalhar as cinzas da ex-mulher na montanha que juntos tinham escalado e no dia em que se cumpre o desígnio ele irá deparar-se com David caído numa das encostas geladas da montanha. Que decisão irá Fiona tomar, ficar com David ou abraçar um novo amor?

Fiona Edwards e Alec Hudson encontram-se numa altura da vida em que já passaram duras provas, já deixaram a juventude para trás e não julgariam possível que aquele encontro inesperado mudasse tanto as suas vidas. Alec é um ensaísta que escreve sobre economia e política, mas Fiona não poderia ter-se apercebido disso ao vê-lo chegar a pé, coberto de pó, de mochila às costas, no caminho que leva à encantadora estalagem que ela dirige num recanto perdido das montanhas do País de Gales. O amor que nasce entre eles, genuíno, maduro e de uma intimidade avassaladoramente passional, é uma promessa luminosa, mas depressa será confrontado com o passado de ambos, o sentido do dever, a lealdade, os compromissos... Será tarde para eles?

Um romance muito emotivo, carregado de sensibilidade que se lê de um fôlego.

Sobre o Autor

De nacionalidade norte-americana, Will North escreveu diversos livros de não-ficção antes de se aventurar na literatura. Trabalhou também como escritor fantasma de livros de várias personalidades: um presidente, um vice-presidente, um alpinista e explorador famoso, uma equipa de alpinistas do Evereste, um grupo de caçadores de dinossauros e médicos pioneiros.


North escreveu também guias dos lugares mais remotos da Grã-Bretanha. Antes de se dedicar à escrita, paixão que nutria desde tenra idade, formou-se em Jornalismo e trabalhou no governo de Jimmie Carter. Will North é o pseudónimo que o autor escolheu para as suas obras de ficção.



Críticas de Imprensa
“Um romance lírico sobre o amor e a perda… Se Nicholas Sparks escrevesse um romance que tivesse lugar no País de Gales, seria muito parecido com este!”
Publishers Weekly

“O modo como vemos o amor e aceitamos aquilo a que ele obriga está no centro deste romance de estreia do escritor Will North... Uma leitura deliciosa.”
Library Journal

“O amor que chega muito tarde e que por isso está condenado pelos compromissos anteriores é um território perigoso, muito próximo do precipício da banalidade. O romance de estreia de Will North aventura-se neste território e o resultado é genuíno, terno e comovente.”
Jacquelyn Mitchard, autora de Profundo Como o Mar

“Entre o Céu e a Montanha demonstra de forma comovente o efeito que o amor entre duas pessoas de meia-idade com histórias diferentes pode ter, e como pode mudar a vida de ambas.”
Seattle Times

“Esta história romântica, simultaneamente doce e amarga, já fez com que North fosse comparado a escritores como Nicholas Sparks e Robert James Waller.”
Seattle Post-Intelligencer

“Um romance de estreia que recordará os leitores do estrondoso sucesso de As Pontes de Madison County.”
Booklist

Opinião
Relativamente ao título, à capa acho que não podia estar mais que adequado.
Este foi um livro que me colou desde a primeira página até à ultima.

A acção decorre numa quinta situada na pequena localidade de Dolgellau, no País de Gales. O autor descreve os cenários com tal precisão que é como estivéssemos a ver as intermináveis paisagens verdejantes, os campos floridos com as suas múltiplas cores, os ribeiros a correr, a montanha com os seus trilhos perigosos e o seu misterioso lago, etc…

A história centra-se assim na relação de Alec e Fiona, uma relação marcada pelo amor, pela paixão, pela cumplicidade, pelo companheirismo, mas também pela dor… Uma história terna, comovente e inspiradora, que me tocou o coração.
Leitura de A a B

Crepúsculo - Stephenie Meyer


Sinopse
A mudança de Isabella Swan para Forks — uma cidade pequena do estado de Washington — podia ter sido o passo mais entediante que ela jamais dera. No entanto, quando ela conhece o misterioso e cativante Edward Cullen, a sua vida sofre uma viragem emocionante e aterradora. Até este momento, Edward conseguiu manter a sua identidade vampírica em segredo na comunidade em que vive. A partir de agora, porém, ninguém está a salvo, sobretudo Isabella, a pessoa que Edward mais preza. O casal de namorados dá por si precariamente equilibrado no fio da navalha — entre o desejo e o perigo.

Sobre a Autora
Stephenie Meyer nasceu na véspera de Natal, em Hartford, Connecticut, mas vive em Phoenix, no estado do Arizona desde os quatro anos de idade. É lá que vive com o seu marido e os seus três filhos. Licenciou-se em Literatura Inglesa, pela Brigham Young University.
Após a publicação do seu primeiro romance, Twilight (entre nós publicado com o titulo Crepúsculo), Stephenie Meyer foi considerada "como uma das mais promissoras novas escritoras de 2005" (Publishers Weekly). O seu romance de estreia foi bem recebido pela critica tendo conseguido várias distinções entre as quais se destacam: A New York Times Editor's Choice; A Publishers Weekly Best Book of the Year, Amazon "Best Book of the Decade...So Far". Sem dúvida um romance de qualidade, já traduzido, até agora, em 20 (...)

Opinião
Á uns anos atrás na altura que estava para sair "Eclipse" que tomei conhecimento da Saga.
Visto quando era mais nova adorava "Buffy - A caçadora de vampiros", fiquei com alguma curiosidade, mas deixei passar...
Agora quando saiu o primeiro filme voltou a deixar-me curiosa e comecei a avisar para me oferecerem no Natal e nos Anos os livros desta mesma Saga :)
Começaram a oferecer, excepto o primeiro, foi então que na feira do livro da Bertrand não resisti e fui logo comprar.

Comecei a ler o livro e como ia com uma grande expectativa, não estava muito entusiasmada...
Mas foi por pouco tempo, fiquei colada passadas algumas páginas, já não desisti mais e envolvi-me por completo na história.
Para quem gosta deste tipo de livros, recomendo vivamente.

Filme
O filme ao contrário do livro desiludiu-me imenso.
Eu sei que os filmes nunca podem ser iguais aos livros, mas existiram pequenos pormenores que eram simples mas que fizeram toda a diferença.

Mas não deixem de ver o filme :)